Mesmo com a grande expectativa que já tinha criado após ver os trailers, o Jogador nº1 filme dirigido por Spielberg superou qualquer coisa que tinha imaginado. É um filme que traz uma história empolgante, um mix de momentos engraçados e todas as referências possíveis e impossíveis de se imaginar.

O filme se passe no ano de 2045, onde a sociedade está a beira de um colapso devido ao crescimento populacional e a mudança da economia. Wade é nosso nerd principal. Como a maioria dos personagens criados em RPGs de mesa, ele é órfão e é criado por sua tia, na maior cidade do mundo. Ele é um jovem jogador do OASIS que busca uma fuga de sua vida real. Nesta sociedade futurística a maioria das pessoas tenta fugir da realidade devido a grande crise, buscando em OASIS um novo mundo onde podem ganhar dinheiro trabalhando e ser o que desejarem ser. Em meio a este cenário temos a morte do criador de OASIS, que deixa um grande desafio a todos os jogadores do game, e o primeiro a desvenda-lo herdará o próprio jogo como prêmio. Cinco anos se passaram desde a morte do criador do jogo e ninguém tinha conseguido vencer o primeiro desafio, até o momento que Wade consegue o feito e toda a trama se desenvolve.
O filme foi traçado de maneira majestosa. Os personagens principais passeiam do mundo real para o mundo digital em uma aventura de ação e romance que todo amante da cultura pop vai adorar. Os efeitos especiais com toda certeza concorrerão ao Oscar. Os personagens são bem apresentados e carismáticos, e como toda grande aventura, existe uma grande corporação comandada por um grande vilão que deixa a trama muito mais interessante. São tantas referências da cultura pop que perdemos a conta, pois em cada cena existem vários Easter Eggs a serem desvendados, a maioria bem nostálgicos. Em um aspecto geral o filme não deixa a desejar em nada, algumas vezes são tantas referências que ao tentar identifica-las, deixamos de prestar atenção na história principal, mas nada que irá realmente atrapalhar e sim motivar o público a assistir mais vezes o filme para tentar identificar todos os Easter Eggs (e parte da história que perdeu tentando acha-los).

Concluindo: o filme é uma verdadeira obra do entretenimento, onde você se diverte assistindo e jogando! Pode ser considerado um marco na cultura pop mundial, um filme que merece nota 10, pelo enredo e pela jogada de instigar o público a procurar as referências assim como o próprio protagonista faz. É um verdadeiro filme de imersão! O expectador não é mais um mero expectador, ele faz parte do jogo!

Texto: Rogerio Ramos