Cosplay

Concurso de Cosplay

ATENÇÃO: As inscrições on line terão início somente no dia 25/04.
*As inscrições on line serão encerradas dia 11/05, as 23:59h. As inscrições feitas após a data e horário limite serão desconsideradas.
*As inscrições feitas on line devem ser confirmadas no dia do concurso até as 14:30h.

REGRAS CONCURSO COSPLAY SHINOBI SPIRIT

1. Introdução:
1.1 Podem participar: qualquer pessoa, não importando sexo ou origem.
1.1.1 Cosplays de personagens fictícios de quaisquer origens ao qual o público tenha acesso (animes, mangas, HQ’s, games, etc); Gijinkas (cosplays humanos de personagens animalescos, como pokemons, digimons, etc); Lolitas e Personagens Originais, que foram criados por fãs ou concebidos da imaginação;
1.1.2 Personagens reais (celebridades) que utilizem algum traje conhecido;
1.1.3 Cosplayers de mídia adulta, desde que estes não estejam trajando roupas incompatíveis com a ocasião, pois o evento é de classificação livre, destinado a todos os públicos de todas as faixas etárias.
1.2 Não podem participar: É vetada a participação de estandistas, convidados, staffs e coordenadores de qualquer atividade, mas a participação é permitida imediatamente após o desligamento; Membros da organização do evento, staffs do evento, membros da organização do concurso, membros do júri ou vinculados a ele, sendo permitida a participação destes somente 1 ano após o seu desligamento, exceto nos termos da cláusula 1.2.1.
1.2.1 É permitida a participação de estandistas, convidados, staffs e coordenadores na categoria Desfile Subcategoria Livre.
1.3 O concurso tem 3 categorias: Desfile, Individual e Dupla.
1.3.1 A categoria Desfile é composta das seguintes subcategorias: Livre, Tradicional, Mirim, Lolita, Original Character.
1.3.1.1 A Subcategoria Livre não terá qualquer tipo de avaliação, portanto, não haverá vencedores nem premiação.
1.4 Vagas disponíveis:
1.4.1 Categoria Desfile:
– Subcategoria Livre: 15
– Subcategoria Tradicional: 40 vagas
– Subcategoria Mirim: 10 Vagas
– Subcategoria Lolita: 5 Vagas
– Subcategoria OC (Original Character): 10 vagas
1.4.2 Categoria Individual: 10 vagas
1.4.3 Categoria Dupla: 10 vagas
1.5 O concurso completo (todas as categorias) ocorrerá no domingo. No sábado o concurso terá somente a categoria desfile (com todas as subcategorias).
1.6 Poderá ocorrer a inclusão de categorias e subcategorias extras no concurso, assim como o corte de categorias e subcategorias.
1.7 Qualquer despesa que os participantes venham a acumular para a participação no concurso é de responsabilidade apenas dos participantes.
1.8 Desistências: O participante que desistir de participar deverá informar imediatamente a organização do concurso. Pessoas que desistirem sem aviso prévio poderão ser impedidas de participar em concursos futuros caso essa atitude seja recorrente.
1.9 Ao se inscrever para o concurso Cosplay Shinobi Spirit você estará automaticamente CONCORDANDO com todas as regras listadas, e devido a isto os participantes que interferirem no andamento do concurso ou causarem qualquer tipo de intriga ANTES, DURANTE OU DEPOIS do concurso, serão DESCLASSIFICADOS e impedidos de competir no evento seguinte. Entende-se por não colaboração com o andamento do concurso ou causar intriga: atrasar a programação, não cumprir as regras, desrespeitar ou difamar a organização/o público/outros participantes, entre outros.

 

2. Proibições:
2.1 É proibido participar em uma mesma categoria com 2 (dois) cosplays diferentes no mesmo dia.
2.2 É proibido participar em uma mesma categoria com o mesmo cosplay nos 2 (dois) dias de evento.
2.3 Ofensas, palavras de baixo calão, apelo sexual, apologias a drogas ou a algum ato racista são terminantemente proibidos e resultarão na desclassificação imediata do participante.
2.4 Em caso de apresentações que infringirem a lei (aliciamento de menores, atentado ao pudor, etc), os participantes serão DESCLASSIFICADOS e responderão criminalmente por seus atos.
2.5 Não será permitido o uso de materiais viscosos e/ou líquidos, fogos de artifício, fogo, tintura tóxica, solventes, extintores, abrasivos, corrosivos ou qualquer substância nociva. Não deverão ser utilizados materiais como papel picado, purpurina, espuma ou qualquer outro material que possa danificar o palco e/ou atrapalhar a apresentação seguinte.
2.6 Não será permitido o uso de qualquer tipo de acessório ou arma que apresente risco para o cosplayer ou qualquer outra pessoa, sendo recolhida logo na entrada do evento. (Vide regras do evento)
2.7 Não será permitido o uso de qualquer banner ou faixa durante as apresentações divulgando algum site ou empresa sem autorização prévia da Organização. O participante que não respeitar esta regra será DESCLASSIFICADO.

 

3. Inscrições on line:
3.1 As inscrições serão feitas on line, com o preenchimento do formulário disponível no final desta página. Deverá ser feita uma inscrição para cada categoria que o participante deseja participar.
3.1.1 Para a alteração de dados, basta fazer uma nova inscrição, a anterior será desconsiderada.
3.1.1.1 Opção válida apenas durante o período de inscrições on line. Após a data de encerramento, os dados poderão ser alterados apenas no dia do concurso.
3.2 Material de apoio: Os participantes que se inscreverem online deverão, no campo indicado do formulário, colocar o link do seu material de apoio, que se resume a 1 (um) arquivo hospedado no site Wetransfer (https://www.wetransfer.com/), no formato .Jpeg, com imagens coloridas, resolução 1280x720 pixels e de tamanho máximo 5MB (cinco Megabytes). A confirmação do recebimento e aprovação do material de apoio será enviada via email junto com a confirmação da inscrição.
3.2.1 A organização do concurso reserva-se no direito de pedir que o material seja refeito e/ou reenviado quantas vezes for necessário, sendo descontado 1 (um) ponto na média final do participante caso as solicitações não sejam atendidas.
3.2.2 A subcategoria Lolita (categoria desfile) NÃO necessita de material de apoio.
3.3 Vagas disponíveis para inscrição on line:
3.3.1 Categoria Desfile:
– Subcategoria Livre: 12 vagas
– Subcategoria Tradicional: 32 vagas
– Subcategoria Mirim: 8 vagas
– Subcategoria Lolita: 4 vagas
– Subcategoria OC (Original Character): 8 vagas
3.3.2 Categoria Individual: 8 vagas
3.3.3 Categoria Dupla: 8 vagas
3.4 As inscrições poderão ser feitas das 12 horas do dia 25/04 até às 23:59 horas do dia 11/05.
3.4.1 Subcategoria Mirim: A inscrição deverá ser feita pelos pais ou responsáveis pelo participante.
3.4.2 Os campos “Email” e “Telefone” devem ser preenchidos com os dados do responsável.
3.4.3 O responsável pelo participante tem a responsabilidade conferir todas as regras do concurso.
3.5 Serão desconsideradas as inscrições dos participantes que não preencherem corretamente o formulário de inscrição.

 

4. Inscrições no dia do evento:
4.1 As inscrições no dia do evento poderão ser feitas das 14:30h até 1 hora antes do concurso. As vagas são limitadas a 20% do total de vagas disponíveis.
4.1.1 As vagas das inscrições on line que não foram preenchidas ou que não foram confirmadas serão repassadas aos participantes que desejam se inscrever no dia do evento.
4.2 Vagas disponíveis para inscrição no dia do evento:
4.2.1 Categoria Desfile:
– Subcategoria Livre: 3 vagas
– Subcategoria Tradicional: 8 vagas
– Subcategoria Mirim: 2 vagas
– Subcategoria Lolita: 1 vaga
– Subcategoria OC (Original Character): 2 vagas
4.2.2 Categoria Individual: 2 vagas
4.2.3 Categoria Dupla: 2 vagas
4.3 A inscrição deverá ser feita pelo próprio participante. Para a inscrição da Dupla, basta uma pessoa para fazer a inscrição. Inscrições feitas por terceiros não serão aceitas e se identificadas os participantes serão DESCLASSIFICADOS.
4.3.1 Subcategoria Mirim: A inscrição deverá ser feita pelos pais ou responsáveis pelo participante.
4.3.2 Os campos “Email” e “Telefone” devem ser preenchidos com os dados do responsável.
4.3.3 O responsável pelo participante tem a responsabilidade conferir todas as regras do concurso.
4.4 Deverá ser informado no ato de inscrição qual a categoria de apresentação o participante/a dupla deseja fazer (Tradicional ou Livre). No desfile, deverá ser informado qual subcategoria o participante deseja se inscrever (Livre, Tradicional, Mirim, Lolita ou OC).
4.5 O uso de staffs e cenários deverá ser informado no ato de inscrição.
4.6 Material de apoio: Os participantes que desejam se inscrever no dia do evento deverão entregar o seu material de apoio por meio de pen drive com 1 (um) arquivo no formato .Jpeg, com imagens coloridas, resolução 1280x720 pixels e de tamanho máximo 5MB (cinco Megabytes). Não será aceito material por outros meios.
4.6.1 A organização do evento não se responsabiliza por problemas técnicos ou mal funcionamento de equipamentos de terceiros.
4.6.2 Caso o material de apoio não seja entregue ou não seja possível o recebimento, será descontado 1 (um) ponto na média final do participante.
4.6.3 A subcategoria Lolita (categoria desfile) NÃO necessita de material de apoio.

 

5. No dia do evento:
5.1 Os participantes que se inscreveram on line devem confirmar sua participação com a organização do concurso mediante a apresentação de documento de identidade até as 14:30h.
5.1.1 Serão DESCLASSIFICADOS os participantes que não confirmarem sua inscrição dentro do limite de tempo estipulado pela Organização
5.1.2 Os participantes que se inscreveram on line poderão utilizar o benefício da entrada preferencial no evento. O participante que utilizar este benefício e não confirmar sua inscrição no concurso até o horário limite (vide regra 5.1) será impedido de participar da próxima edição do concurso. A penalidade não se aplica a casos que impossibilitem a confirmação do participante, desde que devidamente comprovadas.
5.2 Apresentações:
5.2.1 Multimídia: não será permitido o uso do microfone. Os participantes deverão entregar no ato de confirmação da participação no concurso ou no ato de inscrição (para inscrições feitas na hora) seu áudio ou vídeo gravado, em pen drive, nos formatos MP3, WMA, WAVE, AVI, MPEG ou MKV.
5.2.1.2 O arquivo de áudio e/ou vídeo deve ser testado previamente, para evitar eventuais falhas ou problemas que prejudiquem a apresentação do(s) participante(s).
5.2.2 A organização não se responsabiliza pelo teste dos arquivos de áudio e/ou vídeo.
5.3 Fila: O participante deve estar 30 (trinta) minutos antes nos locais indicados para a organização da fila. O participante que não estiver presente será imediatamente DESCLASSIFICADO.

 

6. Categoria Desfile:
6.1 A categoria Desfile é composta das seguintes Subcategorias:
6.1.1 Livre: subcategoria exclusiva para os participantes que não desejam ser avaliados ou que não podem concorrer aos prêmios (vide regras 1.2 e 1.2.1). Se enquadram nesta subcategoria todos os cosplays permitidos nas demais subcategorias.
6.1.2 Tradicional: personagens oriundos de animes, mangas, filmes, HQ’s, celebridades, mídia adulta (desde que esteja de acordo com as regras do evento e a regra 1.1.3).
6.1.3 Mirim: Subcategoria para participantes de idade igual ou inferior a 10 (dez) anos.
6.1.4 Lolita: Moda japonesa que se inspira em parte na cultura “kawaii” (fofa ou adorável) e na nostalgia de outros tempos, sejam períodos históricos (vitoriano ou rococó) ou simplesmente na própria infância.
6.1.5 OC (Original Character): personagens concebidos da imaginação, fóruns, blogs e fanzines.
6.1.5.1 Também irão se enquadrar nessa categoria: Gijinkas (cosplays humanos de personagens animalescos, como pokemons, digimons, etc) e Genderbands (cosplay cujo sexo do personagem original foi trocado, exemplo: versão masculina da Saori Kido, cujo sexo original é feminino).
6.1.5.2 Kigurumis não se enquadram na categoria gijinka por não serem tão ricos em detalhes e não humanizarem uma determinada criatura de anime/manga/etc.
6.2 No desfile são observados, principalmente: Trajes (todos os detalhes da roupa ou armadura); Maquiagem; Cabelos (o uso da peruca e/ou de um penteado); Lentes (se o personagem possui uma cor de olho diferente ou seu olho tem uma forma distinta); e acessórios (devem ser apresentados aos juízes, na avaliação, todos os acessórios que podem ser desacoplados da roupa, como algum anel, cachimbo, ou item que o personagem utilize). O participante que não tem possibilidade de usar maquiagem, lentes ou outros produtos pelo motivo de alergia deve comunicar o problema no ato de confirmação da inscrição para tais características não serem avaliadas.
6.3 O participante deverá seguir o trajeto marcado, indicado pelo apresentador, assim como efetuar as pausas perante os fotógrafos e o público.
6.4 Vencedor da categoria: Os vencedores das subcategorias concorrerão entre si pelo troféu geral da categoria.

 

7. Categoria Individual e Dupla:
7.1 Categoria Individual: O participante deverá interpretar seu personagem individualmente. A apresentação pode ser em 02 (dois) estilos: Tradicional, que seria uma cena fiel à personalidade do personagem em sua série de origem, ou seja, algo que realmente aconteceu na sua vida e/ou que poderia ter acontecido; ou Livre, que pode ser executada uma releitura, paródias, entre outros.
7.2 Categoria Dupla: Serão permitidos grupos de 02 (dois) participantes, que deverão interpretar seus personagens. A apresentação pode ser em 02 (dois) estilos: Tradicional, que seria uma cena fiel às personalidades dos personagens em sua série de origem, ou seja, algo que realmente aconteceu em suas vidas e/ou que poderia ter acontecido; ou Livre, que pode ser executada uma releitura, paródias, entre outros.
7.3 Staffs: Na categoria Individual, será permitido o uso de até 02 (dois) staffs, e na categoria dupla até 03 (três) staffs.
7.3.1 Os staffs deverão estar vestidos completamente de preto. Os staffs não podem interagir com os participantes de modo algum, sendo que sua atuação deve ser limitada à de apoio com efeitos e cenários. Staff deve ser uma pessoa trajando vestes comuns, não podendo estar trajando um cosplay. Abusos estão sujeitos a DESCLASSIFICAÇÃO, especialmente em caso de personagem adicional.
7.3.2 Staffs do evento não poderão ser utilizados como staffs de participantes do concurso.
7.4 Tempo:
Individual: 1:30 (Um minuto e trinta segundos);
Dupla: 2:30 (Dois minutos e trinta segundos);
7.4.1 Caso seja ultrapassado este tempo, o áudio será cortado pela mesa de som e o participante será convidado a se retirar do palco. Não serão aceitas cronometragens de terceiros.
7.4.2 Será entendido como início da apresentação o momento que o áudio começar a ser executado; será compreendido como fim da apresentação o momento que o áudio acabar e o(s) participante(s) agradecer(em) o público.
7.5 O palco deverá ser entregue ao apresentador do mesmo modo como estava antes da apresentação, não sendo permitido, em hipótese alguma, o uso de algo que possa causar algum tipo de dano a este ou a qualquer outra aparelhagem que estiver ali presente, podendo acarretar ressarcimento financeiro caso ocorra.
7.5.1 Mesmo após a apresentação, se for comprovado algum dano a outro(s) cosplayer(s), público, outros, o participante será desclassificado.
7.6 Todos os efeitos especiais deverão ser secos, caso contrário será ferida a regra 2.5 das Proibições e isso poderá acarretar a DESCLASSIFICAÇÃO imediata do participante.
7.7 Cenários e acessórios: O tamanho máximo (pode sofrer alterações pelas medidas do palco do evento) permitido será 2(dois) m x 2(dois) m x 1(um) m (altura x largura x profundidade respectivamente). Essa regra também é aplicada a peças separadas, ou seja, a somatória de todas as peças do cenário deverá ser os valores limites acima apresentados. A utilização/montagem será de total responsabilidade do participante, tendo este um tempo de 30 (trinta) segundos para efetuar a colocação/montagem desde no palco, e 30s (trinta) segundos para a retirada após a apresentação.
7.7.1 Não será permitido o uso de cenários ou acessórios que precisem ser pendurados, pregados, colados ou fixados ao palco. Os cenários e acessórios devem ser de fácil manuseio e transporte. Lembrando que os mesmos serão manuseados pelo(s) próprio(s) participante(s), que será(serão) responsável(eis) para que não sejam grandes e/ou pesados a ponto de não conseguir se apresentar.
7.7.2 O evento não disponibilizará tomadas ou qualquer instalação elétrica auxiliar no palco para uso dos participantes.
7.8 Desde que não sejam feitas ofensas ou algum ato que possa causar constrangimento, e seja coerente com o personagem, é permitida a interação com o público e apresentadores.
7.9 Em caso de acidente em que o participante seja o causador de seu próprio infortúnio, a organização não irá se responsabilizar pelos danos causados. Em caso de necessidade, será acionada a equipe médica de plantão para realizar o atendimento. Custos eventuais com médicos e outros atendimentos não serão subsidiados pela organização. Caso o participante queira, assim mesmo, fazer uma apresentação que apresente risco a sua própria integridade, ele deverá estar ciente de que está assumindo um risco, portanto, solicitamos que seja feito um documento assinado e reconhecido em cartório, isentando o evento de qualquer eventual responsabilidade pelos danos que possam ser causados durante a apresentação. Este documento deve ser entregue no ato de confirmação da inscrição.
7.10 A apresentação poderá ser interrompida a qualquer momento caso alguma regra seja desrespeitada. O participante poderá ser DESCLASSIFICADO e convidado a se retirar do palco.

 

8. Avaliação:
8.1 A banca de juízes é composta por 04 (quatro) pessoas, com as diversas competências exigidas, cujas notas serão consideradas plenas e também inquestionáveis.
8.2 Critérios de avaliação da categoria Desfile:
a) Complexidade: Será avaliada a complexidade do personagem escolhido, considerando a quantidade de detalhes, formato, texturas e demais características que aumentam a dificuldade de execução do cosplay.
b) Fidelidade: compatibilidade na proporção, detalhes e formato de acessórios, maquiagem, olhos, cabelo e demais características e partes que identifiquem o personagem.
c) Acabamento: Avalia a qualidade de execução e estética final do trabalho feito na confecção das roupas, acessórios, armaduras e demais partes que pertencem ao cosplay.
8.2.1 Na categoria OC (Original character) substitui-se o critério (b) fidelidade por:
b) Criatividade: Inventividdade na idealização do personagem, ideia original e criativa dentro do contexto e/ou adaptação.
8.3 Critérios de avaliação das Categorias Individual e Grupo:
a) Cosplay: Será avaliado a vestimenta, acabamentos, detalhes das roupas e/ou armaduras, riqueza de detalhes e similaridade com o visual do personagem original.
b) Interpretação e lip sync: Será avaliada a fidelidade ao personagem na interpretação, sincronia de movimento com a mídia de apoio, gesticulação, expressão corporal e sincronia labial com o áudio.
c) Ambientação: Será avaliado se o candidato conseguiu adaptar a apresentação de modo que se possa imaginar a situação em que está o personagem, cenário e interação do personagem com o mesmo.
d) Apresentação e mídia: Impacto da apresentação, roteiro e qualidade de audio e video (se existir).
8.4 Cálculo da nota final:
8.4.1 Cada um dos jurados avaliará os candidatos com notas de 1 a 10 em cada critério disposto no item 8.2 e 8.3, de acordo com a categoria.
8.4.2 Os critérios terão pesos correspondentes, sendo:
– Categoria desfile (exceto OC) : (a) Complexidade 20%; (b) Fidelidade 40%; (c) Acabamento 40%.
– Categorias individual e grupo:: (a) Cosplay 10%; (b) Interpretação e lip sync 35% (c) Ambientação 25%; (d) Apresentação e mídia 30%
– Subcategoria OC: (a) Complexidade 20%; (b) Criatividade 40%; (c) Acabamento (40%).
8.4.3 A média ponderada das notas em cada critério pelo peso correspondente, resulta na nota do candidato por cada jurado.
8.4.4 Para a nota final, será feita a média das notas dadas ao candidato por cada jurado, desconsiderando a maior e a menor nota.
8.5 O ranking de cada categoria e subcategoria será formado de acordo com a nota final de cada candidato na categoria e subcategoria em que concorre.

 

9. Premiação:
9.1 Serão premiados os primeiros lugares de cada subcategoria e categoria, exceto a subcategoria Livre.
9.1.1 Os vencedores das subcategorias concorrerão entre si pelo troféu geral da categoria Desfile, com exceção da Subcategoria Livre.
9.2 Retirada dos Prêmios: caso o participante não se encontre no evento no momento em que for anunciada a premiação, o participante deve entrar em contato com a organização do evento para a retirada.
9.3 Premiações em dinheiro serão depositadas até 30 dias após do concurso.

 

10. Outras informações:
10.1 As regras podem sofrer alterações sem aviso prévio, visando o melhor andamento do concurso.
10.2 Casos especiais serão avaliados pela Organização e sua decisão será inquestionável.
10.3 As imagens, vídeos, entre outros materiais dos candidatos e do concurso podem ser utilizados, sem ônus, em diversas formas de mídia pela organização do evento sem acarretar em compensações financeiras aos participantes.

Dúvidas? Envie um email para cosplaysscwb@hotmail.com

Você é cosplayer e vai participar do concurso?
Participe do nosso grupo do facebook!
Todos são bem-vindos!