Cosplay

Concurso de Cosplay

ATENÇÃO: As regras abaixo são do concurso no evento SHINOBI SPIRIT.
As regras e as inscrições de outros eventos se encontram na respectiva página de cada evento.

Inscrições para o concurso de cosplay e concurso de cosmaker (props) Shinobi Spirit: As inscrições poderão ser feitas das 20 horas do dia 01/10 até às 23:59 horas do dia 16/10.

REGRAS CONCURSO DE COSPLAY SHINOBI SPIRIT
1. Introdução
1.1. Podem participar: qualquer pessoa, não importando sexo, idade, origem, cidade e estado.
1.1.1. Cosplays de personagens fictícios de quaisquer origens ao qual o público tenha acesso (animes, mangás, HQ’s, games, filmes, etc); Personagens reais (celebridades) que utilizem algum traje conhecido; Gijinkas (cosplays humanos de personagens animalescos como pokemon, digimon, etc); Furry (fantasias de personagens animalescos ficcionais que apresentam características antropomórficas, apresentando personalidade e características humanas); Personagens Originais, que foram criados por fãs ou concebidos da imaginação e Genderbends (cosplay do sexo oposto do sexo original do personagem);
1.1.2. Cosplayers de mídia adulta, desde que estes não estejam trajando roupas incompatíveis com a ocasião, pois o evento é de classificação livre, destinado a todos os públicos de todas as faixas etárias.
1.2. O concurso tem 2 categorias: Desfile e Apresentação.
1.2.1. A categoria Desfile é composta das subcategorias: Livre, Tradicional, Mirim e Original Character.
1.2.1.1. A Subcategoria Livre não terá qualquer tipo de avaliação, portanto, não haverá vencedores nem premiação.
1.2.2. A categoria Apresentação é composta das sub categorias: Tradicional e Livre.
1.2.2.1. Na categoria Apresentação, os participantes poderão se apresentar individualmente ou em dupla. É permitido o uso de até 2 staffs.
1.3. Vagas disponíveis:
1.3.1 SEXTA
Categoria Desfile:
– Subcategoria Livre: 20 vagas
1.3.2. SÁBADO
Categoria Desfile:
– Subcategoria Livre: 20 vagas
– Subcategoria Tradicional: 40 vagas
– Subcategoria Mirim: 5 Vagas
– Subcategoria OC (Original Character): 15 vagas
1.3.3. DOMINGO
Categoria Desfile:
– Subcategoria Livre: 20 vagas
– Subcategoria Tradicional: 40 vagas
Categoria Apresentação:
– Subcategoria Tradicional: 8 vagas
– Subcategoria Livre: 8 vagas
1.4. É permitida a participação em mais de uma categoria, mas não é permitido participar em mais de uma subcategoria.
1.5. Poderá ocorrer a inclusão de categorias e subcategorias extras no concurso, assim como o corte de categorias e subcategorias.
1.6. Podem participar somente da Categoria Desfile – Subcategoria Livre: estandistas, convidados, membros do júri ou vinculados a ele, staffs e coordenadores de qualquer atividade, mas a participação é permitida imediatamente após o desligamento.
1.7. Não podem participar: Membros da organização do evento, staffs do evento, membros da organização do concurso, sendo permitida a participação destes somente 1 ano após o seu desligamento.
1.7.2. Participantes suspensos.
1.8. Qualquer despesa que os participantes venham a acumular é de responsabilidade apenas dos participantes.
1.9. Ao se inscrever para o concurso Cosplay Shinobi Spirit você estará automaticamente CONCORDANDO com todas as regras listadas, e devido a isto os participantes que interferirem no andamento do concurso ou causarem qualquer tipo de intriga ANTES, DURANTE OU DEPOIS do concurso, serão DESCLASSIFICADOS e impedidos de competir no evento seguinte. Entende-se por não colaboração com o andamento do concurso ou causar intriga: atrasar a programação, não cumprir as regras, desrespeitar ou difamar a organização/o público/outros participantes, entre outros.

2. Proibições
2.1. É proibido participar em uma mesma categoria com 2 cosplays diferentes no mesmo dia.
2.2. É proibido participar em uma mesma categoria com o mesmo cosplay nos 2 dias de evento.
2.3. Ofensas, palavras de baixo calão, apelo sexual, apologias a drogas ou a algum ato racista são terminantemente proibidos e resultarão na desclassificação imediata do participante.
2.4. Em caso de apresentações que infringirem a lei (aliciamento de menores, atentado ao pudor, etc), os participantes serão DESCLASSIFICADOS e responderão criminalmente por seus atos.
2.5. Não será permitido o uso de materiais viscosos e/ou líquidos, fogos de artifício, fogo, tintura tóxica, solventes, extintores, abrasivos, corrosivos ou qualquer substância nociva. Não deverão ser utilizados materiais como papel picado, purpurina, espuma ou qualquer outro material que possa danificar o palco e/ou atrapalhar a apresentação seguinte.
2.6. Não será permitido o uso de qualquer tipo de acessório ou arma que apresente risco para o cosplayer ou qualquer outra pessoa, sendo recolhida logo na entrada do evento. (Vide regras do evento)
2.7. Não será permitido o uso de qualquer banner ou faixa durante as apresentações divulgando algum site ou empresa sem autorização prévia da Organização. O participante que não respeitar esta regra será DESCLASSIFICADO.

3. Inscrições online
3.1. As inscrições serão feitas online, com o preenchimento do formulário disponível nesta página. Deverá ser feita uma inscrição para cada categoria que o participante deseja participar.
3.1.1. Serão desconsideradas as inscrições dos participantes que não preencherem corretamente o formulário de inscrição.
3.1.2. Caso seja necessário alterar os dados da inscrição, basta fazer uma nova inscrição, a anterior será desconsiderada.
3.1.2.1. Opção válida apenas durante o período de inscrições online. Após a data de encerramento, os dados poderão ser alterados apenas no dia do concurso.
3.2. As inscrições serão analisadas de acordo com a ordem de inscrição, porém as vagas serão preenchidas e as inscrições confirmadas de acordo com a ordem de aprovação do material de apoio.
3.3. Material de apoio: Os participantes que se inscreverem online deverão, no campo indicado do formulário, fazer upload do seu material de apoio, que se resume a 1 arquivo no formato .Jpeg, com imagens coloridas, resolução 1280×720 pixels e de tamanho máximo 5MB (cinco Megabytes).
3.3.1. Categoria apresentação: não será permitido o uso do microfone. Os participantes desta categoria poderão enviar no formulário de inscrição ou entregar no de confirmação da participação no concurso o seu áudio e/ou vídeo gravado, em um pen drive, nos formatos MP3/MP4 (720p).
3.3.2. Categoria Apresentação – Subcategoria tradicional: os participantes deverão também colocar no campo indicado um link para a cena de referência ou índice (ex: episódio e temporada) em que a cena aparece na mídia original.
3.3.3. A subcategoria Livre (categoria desfile) NÃO necessita de material de apoio. Na subcategoria OC (Original character) o material de apoio é opcional.
3.3.4. A organização do concurso reserva-se o direito de solicitar que os materiais sejam refeitos e/ou reenviados quantas vezes forem necessários. Enquanto não estiver de acordo, a inscrição não será confirmada e a vaga não estará garantida.
3.3.5. A organização não se responsabiliza por áudios/vídeos danificados, com volume ruim e/ou problemas técnicos.
3.4. Vagas disponíveis para inscrição online:
3.4.1 SEXTA
Categoria Desfile:
– Subcategoria Livre: 16 vagas
3.4.2. SÁBADO
Categoria Desfile:
– Subcategoria Livre: 16 vagas
– Subcategoria Tradicional: 32 vagas
– Subcategoria Mirim: 4 Vagas
– Subcategoria OC (Original Character): 12 vagas
3.4.3. DOMINGO
Categoria Desfile:
– Subcategoria Livre: 16 vagas
– Subcategoria Tradicional: 32 vagas
Categoria Apresentação:
– Subcategoria Tradicional: 8 vagas
– Subcategoria Livre: 8 vagas
3.5. As inscrições poderão ser feitas das 20 horas do dia 01/10 até às 23:59 horas do dia 16/10.
3.5.1. Subcategoria Mirim: A inscrição deverá ser feita pelos pais ou responsáveis pelo participante. Os campos “Email” e “Telefone” devem ser preenchidos com os dados do responsável, que tem a responsabilidade conferir todas as regras do concurso.
3.6. Status da inscrição: a confirmação deverá ser conferida neste link.

4. Inscrições no dia do evento
4.1. Poderão ser feitas inscrições no dia do evento, na sexta até 30 minutos antes do horário do concurso, e no sábado e domingo das 14:30h até as 15:15h. As vagas são limitadas a 20% do total de vagas disponíveis, com exceção da categoria Apresentação e suas subcategorias.
4.1.1. As vagas das inscrições online que não foram preenchidas ou que não foram confirmadas serão repassadas aos participantes que desejam se inscrever no dia do evento.
4.2. Vagas disponíveis para inscrição no dia do evento:
4.2.1. SEXTA
Categoria Desfile:
– Subcategoria Livre: 4 vagas
4.2.2. SÁBADO
Categoria Desfile:
– Subcategoria Livre: 4 vagas
– Subcategoria Tradicional: 8 vagas
– Subcategoria Mirim: 1 vaga
– Subcategoria OC (Original Character): 3 vagas
4.2.3. DOMINGO
Categoria Desfile:
– Subcategoria Livre: 4 vagas
– Subcategoria Tradicional: 8 vagas
4.3. A inscrição deverá ser feita pelo próprio participante, com exceção da Subcategoria Mirim da categoria Desfile. Inscrições feitas por terceiros não serão aceitas, e se identificadas, os participantes serão DESCLASSIFICADOS.
4.3.1. Subcategoria Mirim: A inscrição deverá ser feita pelos pais ou responsáveis pelo participante. Os campos “Email” e “Telefone” devem ser preenchidos com os dados do responsável, que tem a responsabilidade conferir todas as regras do concurso.
4.4. Material de apoio: Os participantes que desejam se inscrever no dia do evento deverão entregar o seu material de apoio em um pen drive. O arquivo deve estar no formato .Jpeg, com imagens coloridas, resolução 1280×720 pixels e de tamanho máximo 5MB (cinco Megabytes). Não será aceito material por outros meios.
4.4.1. Categoria apresentação: não será permitido o uso do microfone. Os participantes desta categoria deverão entregar no ato de inscrição no concurso o seu áudio e/ou vídeo gravado, em um pen drive, nos formatos MP3/MP4 (720p).
4.4.2. O arquivo de áudio e/ou vídeo deve ser testado previamente, para evitar eventuais falhas ou problemas que prejudiquem a apresentação do(s) participante(s). A organização não se responsabiliza por áudios/vídeos danificados, com volume ruim e/ou problemas técnicos.
4.4.3. A organização do evento não se responsabiliza por problemas técnicos ou mal funcionamento de equipamentos de terceiros.
4.4.4. Caso o material de apoio não seja entregue ou não seja possível o recebimento, será descontado 1 ponto na média final do participante.
4.4.5. A subcategoria Livre (categoria desfile) NÃO necessita de material de apoio. Na subcategoria OC (Original character) o material de apoio é opcional.

5. Categoria Desfile
5.1. A categoria Desfile é composta das seguintes Subcategorias:
5.1.1. Livre: subcategoria exclusiva para os participantes que não desejam ser avaliados ou que não podem concorrer aos prêmios. Se enquadram nesta subcategoria todos os cosplays permitidos nas demais subcategorias.
5.1.2. Tradicional: personagens oriundos de animes, mangás, filmes, HQ’s, celebridades, mídia adulta (desde que esteja de acordo com as regras do evento e a regra 1.1.2).
5.1.2.1. Também irão se enquadrar nessa categoria: Crossplay (personagens de gênero diferente do gênero de identificação do cosplayer).
5.1.3. Mirim: Subcategoria para participantes de idade igual ou inferior a 10 anos.
5.1.4. OC (Original Character): personagens concebidos da imaginação, fóruns, blogs e fanzines.
5.1.4.1. Também irão se enquadrar nessa categoria: Gijinkas (cosplays humanos de personagens animalescos como pokemon, digimon, etc); Furry (fantasias de personagens animalescos inventados que apresentam características antropomórficas, apresentando personalidade e características humanas); Genderbends (cosplay do sexo oposto do sexo original do personagem)
5.1.4.2. Kigurumis não se enquadram na categoria gijinka por não serem tão ricos em detalhes e não humanizarem uma determinada criatura de anime/manga/etc.
5.2. No desfile são observados, principalmente: Trajes (todos os detalhes da roupa ou armadura); Maquiagem; Cabelos (o uso da peruca e/ou de um penteado); Lentes (se o personagem possui uma cor de olho diferente ou seu olho tem uma forma distinta) e acessórios (devem ser apresentados aos juízes, na avaliação, todos os acessórios que podem ser desacoplados da roupa, como algum anel, cachimbo, ou item que o personagem utilize).
5.2.1. O participante que não tem possibilidade de usar maquiagem, lentes ou outros produtos pelo motivo de alergia deve comunicar o problema no ato de confirmação da inscrição para tais características não serem avaliadas.
5.3. O participante deverá seguir o trajeto marcado, indicado pelo apresentador, assim como efetuar as pausas perante os fotógrafos e o público.

6. Categoria Apresentação
6.1. A categoria Apresentação é composta das seguintes Subcategorias:
6.1.1. Tradicional: cena fiel à personalidade do personagem em sua série de origem, ou seja, algo que realmente aconteceu na sua vida e/ou que poderia ter acontecido.
6.1.2. Livre: Cena inspirada na personalidade do personagem em sua série de origem, ou seja, releitura, paródias, entre outros.
6.2. Multimídia: não será permitido o uso do microfone. Os participantes desta categoria deverão entregar no ato de inscrição ou no ato de confirmação da participação no concurso o seu áudio e/ou vídeo gravado, em um pen drive, nos formatos MP3/MP4 (720p).
6.2.1. O arquivo de áudio e/ou vídeo deve ser testado previamente, para evitar eventuais falhas ou problemas que prejudiquem a apresentação do(s) participante(s).
6.2.2. A organização não se responsabiliza pelo teste dos arquivos de áudio e/ou vídeo.
6.3. Staffs: será permitido o uso de até 2 staffs.
6.3.1. Os staffs deverão estar vestidos completamente de preto. Os staffs não podem interagir com os participantes de modo algum, sendo que sua atuação deve ser limitada a de apoio com efeitos e cenários. Staff deve ser uma pessoa trajando vestes comuns, não podendo estar trajando um cosplay. Abusos estão sujeitos a DESCLASSIFICAÇÃO, especialmente em caso de personagem adicional.
6.3.2. Staffs do evento não poderão ser utilizados como staffs dos participantes do concurso.
6.4. Cenários e acessórios: O tamanho máximo (pode sofrer alterações pelas medidas do palco do evento) permitido será 2 metros x 2 metros x 1 metro (altura x largura x profundidade respectivamente). Essa regra também é aplicada a peças separadas, ou seja, a somatória de todas as peças do cenário deverá ser os valores limites acima apresentados. A utilização/montagem será de total responsabilidade do participante, tendo este um tempo de 30 segundos para efetuar a colocação/montagem deste no palco, e 30 segundos para a retirada após a apresentação.
6.4.1. Não será permitido o uso de cenários ou acessórios que precisem ser pendurados, pregados, colados ou fixados ao palco. Os cenários e acessórios devem ser de fácil manuseio e transporte. Lembrando que os mesmos serão manuseados pelo(s) próprio(s) participante(s), que será(serão) responsável(eis) para que não sejam grandes e/ou pesados a ponto de não conseguir(em) se apresentar.
6.4.2. O evento não disponibilizará tomadas ou qualquer instalação elétrica auxiliar no palco para uso dos participantes.
6.5. Tempo máximo de apresentação em ambas as subcategorias: 1:30 minutos (um minuto e trinta segundos).
6.5.1. Caso seja ultrapassado este tempo, o(s) participante(s) será(ão) penalizado(s) em 1 ponto na média final. Não serão aceitas cronometragens de terceiros e a penalidade pode ser aplicada posteriormente, caso identificada.
6.5.2. Será entendido como início da apresentação o momento que o áudio começar a ser executado; será compreendido como fim da apresentação o momento que o áudio acabar e o(s) participante(s) agradecer(em) o público.
6.6. Todos os efeitos especiais deverão ser secos, caso contrário será ferida a regra 2.5 das Proibições e isso poderá acarretar a DESCLASSIFICAÇÃO imediata do(s) participante(s).
6.7. O palco deverá ser entregue do mesmo modo como estava antes da apresentação, não sendo permitido, em hipótese alguma, o uso de algo que possa causar algum tipo de dano a este ou a qualquer outra aparelhagem que estiver ali presente, podendo acarretar ressarcimento financeiro caso ocorra.
6.7.1. Mesmo após a apresentação, se for comprovado algum dano a outro(s) cosplayer(s), público, entre outros, o(s) participante(s) será(ão) DESCLASSIFICADO(S).
6.8. Desde que não sejam feitas ofensas ou algum ato que possa causar constrangimento, e seja coerente com o personagem, é permitida a interação com o público e apresentadores.
6.9. A apresentação poderá ser interrompida a qualquer momento caso alguma regra seja desrespeitada. O(s) participante(s) poderá(ão) ser DESCLASSIFICADO(S) e convidado(s) a se retirar(em) do palco.

7. Avaliação
7.1. A banca de juízes é composta por 4 pessoas, com as diversas competências exigidas, cujas notas serão consideradas plenas e também inquestionáveis.
7.2. A avaliação da categoria Desfile acontecerá antes do Desfile no palco, às 15:45h, no local indicado pela organização.
7.3. Critérios de avaliação da categoria Desfile:
a) Complexidade: Será avaliada a complexidade do personagem escolhido, considerando a quantidade de detalhes, formato, texturas e demais características que aumentam a dificuldade de execução do cosplay.
b) Fidelidade: compatibilidade na proporção, detalhes e formato de acessórios, maquiagem, olhos, cabelo e demais características e partes que identifiquem o personagem.
c) Acabamento: Avalia a qualidade de execução e estética final do trabalho feito na confecção das roupas, acessórios, armaduras e demais partes que pertencem ao cosplay.
7.3.1. Na subcategoria OC (Original character) substitui-se o critério (b) fidelidade por:
b) Criatividade: Inventividade na idealização do personagem, ideia original e criativa dentro do contexto e/ou adaptação.
7.4. Critérios de avaliação da categoria Apresentação:
7.4.1. Tradicional
a) Cosplay: Será avaliado a vestimenta, acabamentos, detalhes das roupas e/ou armaduras, riqueza de detalhes e similaridade com o visual do personagem original.
b) Interpretação e lip sync: Será avaliada a fidelidade ao personagem na interpretação, sincronia de movimento com a mídia de apoio, gesticulação, expressão corporal e sincronia labial com o áudio.
c) Ambientação e mídia: Será avaliado se o participante conseguiu adaptar a apresentação de modo que se possa imaginar a situação em que está o personagem, cenário e interação do personagem com o mesmo e qualidade de audio e video (se existir).
d) Fidelidade e impacto: Impacto da apresentação, compatibilidade com a cena original e demais características e partes que identifiquem a cena.
7.4.2. Na subcategoria Livre, substitui-se o critério (d) Fidelidade e Impacto por:
d) Criatividade e Impacto: Impacto da apresentação e Inventividade na idealização da cena, ideia original e criativa dentro do contexto e/ou adaptação.
7.5. Cálculo da nota final:
7.5.1. Cada um dos jurados avaliará os participantes com notas de 1 a 10 com intervalos de 0,5, em cada critério disposto no item 7.3 e 7.4, de acordo com a categoria.
7.5.2. Os pesos correspondentes dos critérios de avaliação são:
– Categoria Desfile (exceto subcategoria OC) : (a) Complexidade 20%; (b) Fidelidade 40%; (c) Acabamento 40%.
– Categoria Desfile – Subcategoria OC: (a) Complexidade 20%; (b) Criatividade 40%; (c) Acabamento (40%).
– Categoria Apresentação – Subcategoria Tradicional: (a) Cosplay 10%; (b) Interpretação e lip sync 30% (c) Ambientação e mídia 30%; (d) Fidelidade e Impacto 30%
– Categoria Apresentação – Subcategoria Livre: (a) Cosplay 10%; (b) Interpretação e lip sync 30% (c) Ambientação e mídia 30%; (d) criatividade e Impacto 30%
7.5.3. A média ponderada das notas em cada critério pelo peso correspondente, resulta na nota do participante por cada jurado.
7.5.4. Para a nota final, será feita a média das notas dadas ao participante por cada jurado, desconsiderando a maior e a menor nota.
7.6. O ranking de cada categoria e subcategoria será formado de acordo com a nota final de cada participante na categoria e subcategoria em que concorre.
7.7. Em caso de empate, será definido o ganhador pela maior nota final no critério “a)” da subcategoria pertinente. Caso continue empatado, o próximo critério para comparação será o da ordem disposta no item 7.5.2. de cada subcategoria, até o desempate.

8. No dia do evento
8.1. Os participantes que se inscreveram online devem confirmar sua participação com a organização do concurso mediante a apresentação de documento de identidade até 1 hora antes do concurso na sexta, e até as 14:30h no sábado e domingo.
8.1.1. Serão DESCLASSIFICADOS os participantes que não confirmarem sua inscrição dentro do limite de tempo estipulado pela Organização.
8.1.2. Os participantes que se inscreveram online poderão utilizar o benefício da entrada preferencial no evento. O participante que utilizar este benefício e não confirmar sua inscrição no concurso até o horário limite será impedido de participar da próxima edição do concurso. A penalidade não se aplica a casos que impossibilitem a confirmação do participante, desde que devidamente comprovadas.
8.2. As inscrições na sexta serão feitas até 30 minutos antes do horário do concurso. As inscrições no sábado e domingo serão feitas das 14:30h até as 15:15h. As vagas são limitadas a 20% do total de vagas disponíveis, com exceção da categoria Apresentação e suas subcategorias.
8.2.1. As vagas das inscrições online que não foram preenchidas ou que não foram confirmadas serão repassadas aos participantes que desejam se inscrever no dia do evento.
8.3. Desistências: O participante que desistir de participar deverá informar imediatamente a organização do concurso. Participantes que desistirem sem aviso prévio poderão ser impedidos de participar em concursos futuros caso essa atitude seja recorrente.
8.4. A avaliação da categoria Desfile no sábado e domingo acontecerá antes do Desfile no palco, às 15:30h, no local indicado pela organização do concurso.
8.5. Fila: O participante deve estar 30 minutos antes nos locais indicados para a organização da fila. O participante que não estiver presente será imediatamente DESCLASSIFICADO.

9. Premiação
9.1. Serão premiados os primeiros lugares de cada subcategoria, exceto a subcategoria Livre.
9.2. Retirada dos Prêmios: caso o(s) participante(s) não se encontre(m) no evento no momento em que for anunciada a premiação, ele(s) deve(m) entrar em contato com a organização do concurso para a retirada.
9.2.1. Premiações em dinheiro serão depositadas até 30 dias após do concurso, caso o(s) participante(s) não se encontre(m) no evento.

10. Outras informações
10.1. As regras podem sofrer alterações sem aviso prévio, visando o melhor andamento do concurso.
10.2. Casos especiais serão avaliados pela Organização e sua decisão será inquestionável.
10.3. As imagens, vídeos, entre outros materiais dos participantes e do concurso podem ser utilizados, sem ônus, em diversas formas de mídia pela organização do evento sem acarretar em compensações financeiras aos participantes.

>>>>> INSCRIÇÕES CONCURSO COSPLAY SHINOBI SPIRIT – CLIQUE AQUI <<<<<

::. Confira o status da sua inscrição clicando aqui.

Você é cosplayer e vai participar do concurso?
Participe do nosso grupo do facebook!
Todos são bem-vindos!

REGRAS CONCURSO DE COSMAKER (PROPS) SHINOBI SPIRIT

1. Introdução
1.1. Podem participar: qualquer pessoa, não importando sexo, idade, origem, cidade e estado.
1.2. O concurso tem 1 categoria: Props
1.3. O concurso será realizado Domingo.
1.4. Vagas disponíveis: 5 vagas
1.5. Não será permitida mais de 1 inscrição por participante.
1.5.1. O participante poderá inscrever apenas um prop. Não será aceito inscrições de conjuntos de acessórios (set de jóias, pares de armas, etc), devendo o participante escolher apenas 1 (um) dos itens para participar do concurso.
1.6. O participante deverá ter feito toda da confecção do prop inscrito e estará ciente que os jurados e a organização questionarão sobre os processos e detalhes da execução. Caso burle a regra ou/e seja identificado má fé, o participante será DESCLASSIFICADO (mesmo após a premiação) e suspenso do concurso por 1(uma) edição, sendo toda a premiação passado para o próximo na classificação final do concurso. Caso a atitude seja recorrente o participante poderá ser suspenso por tempo indeterminado.
1.7. Poderá ocorrer a inclusão de categorias e subcategorias extras no concurso, assim como o corte de categorias e subcategorias.
1.8. Não podem participar: Membros da organização do evento, staffs do evento, membros da organização do concurso, sendo permitida a participação destes somente 1 ano após o seu desligamento.
1.8.1. Participantes suspensos.
1.9. Qualquer despesa que os participantes venham a acumular é de responsabilidade apenas dos participantes.
1.10. Ao se inscrever para o concurso Cosmaker Shinobi Spirit você estará automaticamente CONCORDANDO com todas as regras listadas, e devido a isto os participantes que interferirem no andamento do concurso ou causarem qualquer tipo de intriga ANTES, DURANTE OU DEPOIS do concurso, serão DESCLASSIFICADOS e impedidos de competir no evento seguinte. Entende-se por não colaboração com o andamento do concurso ou causar intriga: atrasar a programação, não cumprir as regras, desrespeitar ou difamar a organização/o público/outros participantes, entre outros.

2. Proibições
2.1. Ofensas, palavras de baixo calão, apelo sexual, apologias a drogas ou a algum ato racista são terminantemente proibidos e resultarão na desclassificação imediata do participante.
2.2. Em caso de atos que infringirem a lei os participantes serão DESCLASSIFICADOS e responderão criminalmente por seus atos.
2.3. Não será permitido o uso de materiais viscosos e/ou líquidos, fogos de artifício, fogo, tintura tóxica, solventes, extintores, abrasivos, corrosivos ou qualquer substância nociva. Não deverão ser utilizados materiais como papel picado, purpurina, espuma ou qualquer outro material que possa danificar o espaço e/ou atrapalhar o próximo participante.
2.4. Não será permitido o uso de qualquer tipo de acessório ou arma que apresente risco para os participantes ou qualquer outra pessoa, sendo recolhida logo na entrada do evento. (Vide regras do evento)
2.5. Não será permitido o uso de qualquer banner ou faixa divulgando algum site ou empresa sem autorização prévia da Organização. O participante que não respeitar esta regra será DESCLASSIFICADO.

3. Inscrições on line
3.1. As inscrições serão feitas on line, com o preenchimento do formulário disponível no final desta página.
3.1.1. Serão desconsideradas as inscrições dos participantes que não preencherem corretamente o formulário de inscrição.
3.1.2. Caso seja necessário alterar os dados da inscrição, basta fazer uma nova inscrição, a anterior será desconsiderada.
3.1.2.1. Opção válida apenas durante o período de inscrições on line. Após a data de encerramento, os dados poderão ser alterados apenas no dia do concurso.
3.2. As inscrições serão analisadas de acordo com a ordem de inscrição, porém as vagas serão preenchidas e as inscrições confirmadas de acordo com a ordem de aprovação do material de apoio.
3.3. Material de apoio: Os participantes que se inscreverem online deverão, no campo indicado do formulário, fazer upload do seu material de apoio, que se resume a 1 arquivo no formato .Jpeg, com imagens coloridas, resolução 1280×720 pixels e de tamanho máximo 5MB (cinco Megabytes).
3.3.1. A organização do concurso reserva-se o direito de solicitar que os materiais sejam refeitos e/ou reenviados quantas vezes forem necessários. Enquanto não estiver de acordo, a inscrição não será confirmada e a vaga não estará garantida.
3.4. Vagas disponíveis para inscrição on line: 4 vagas.
3.5. As inscrições poderão ser feitas das 20 horas do dia 01/10 até às 23:59 horas do dia 16/10.
3.6. Status da inscrição: a confirmação deverá ser conferida neste link.

4. Inscrições no dia do evento
4.1. Poderão ser feitas inscrições no dia do evento, das 14:30h até as 15:15h. As vagas são limitadas a 20% do total de vagas disponíveis.
4.1.1. As vagas das inscrições on line que não foram preenchidas ou que não foram confirmadas serão repassadas aos participantes que desejam se inscrever no dia do evento.
4.2. Vagas disponíveis para inscrição no dia do evento: 1 vaga
4.3. A inscrição deverá ser feita pelo próprio participante. Inscrições feitas por terceiros não serão aceitas, e se identificadas, os participantes serão DESCLASSIFICADOS.
4.4. Material de apoio: Os participantes que desejam se inscrever no dia do evento deverão entregar o seu material de apoio em um pen drive. O arquivo deve estar no formato .Jpeg, com imagens coloridas, resolução 1280×720 pixels e de tamanho máximo 5MB (cinco Megabytes). Não será aceito material por outros meios.
4.4.1. A organização do evento não se responsabiliza por problemas técnicos ou mal funcionamento de equipamentos de terceiros.
4.4.2. Caso o material de apoio não seja entregue ou não seja possível o recebimento, será descontado 1 ponto na média final do participante.

5. Categoria Props
5.1. O prop deverão ser oriundos de personagens de animes, mangás, filmes, HQ’s, celebridades, mídia adulta (desde que esteja de acordo com as regras do evento).
5.2. O prop inscrito poderá ser dos seguintes tipos: armas, acessórios de mão, itens decorativos, adereços e demais componentes que complementam o traje, não podendo se caracterizar como vestuário (vestidos, armaduras, calça, cachecol, calçados, etc).
5.3. Serão observados principalmente: formatos e as proporções, cores, texturas, transparências, estrutura e detalhamento, de acordo com a referência.
5.4. O participante deverá apresentar o prop aos jurados e seguir as instruções indicadas pela organização.
5.5. O evento não disponibilizará tomadas ou qualquer instalação elétrica auxiliar para uso dos participantes.
5.6. Todos os efeitos especiais deverão ser secos, caso contrário será ferida a regra 2.3 das Proibições e isso poderá acarretar a DESCLASSIFICAÇÃO imediata do participante.

6. Avaliação
6.1. A banca de juízes é composta por 4 pessoas, com as diversas competências exigidas, cujas notas serão consideradas plenas e também inquestionáveis.
6.2. A avaliação da categoria Props acontecerá no local indicado pela organização.
6.3. Critérios de avaliação da categoria Props:
a) Complexidade: Será avaliada a complexidade do Prop escolhido, considerando a quantidade de detalhes, formato, texturas e demais características que aumentam a dificuldade de execução.
b) Fidelidade: compatibilidade na proporção, detalhes e formato e demais características como iluminação, som e efeitos práticos que aumentem a imersão de realidade.
c) Acabamento: Avalia a qualidade de execução e estética final do trabalho feito na confecção.
6.4. Cálculo da nota final:
6.4.1. Cada um dos jurados avaliará os participantes com notas de 1 a 10 com intervalos de 0,5, em cada critério disposto no item 6.3.
6.4.2. Os pesos correspondentes dos critérios de avaliação são:
– Categoria Prop: (a) Complexidade 20%; (b) Fidelidade 40%; (c) Acabamento 40%.
6.4.3. A média ponderada das notas em cada critério pelo peso correspondente, resulta na nota do participante por cada jurado.
6.4.4. Para a nota final, será feita a média das notas dadas ao participante por cada jurado, desconsiderando a maior e a menor nota.
6.5. O ranking será formado de acordo com a nota final de cada participante na categoria em que concorre.
6.6. Em caso de empate, será definido o ganhador pela maior nota final no critério “a)” da categoria pertinente. Caso continue empatado, o próximo critério para comparação será o da ordem disposta no item 6.4.2. de cada categoria, até o desempate.

7. No dia do evento
7.1. Os participantes que se inscreveram on line devem confirmar sua participação com a organização do concurso mediante a apresentação de documento de identidade até as 14:30h.
7.1.1. Serão DESCLASSIFICADOS os participantes que não confirmarem sua inscrição dentro do limite de tempo estipulado pela Organização.
7.1.2. Os participantes que se inscreveram on line poderão utilizar o benefício da entrada preferencial no evento. O participante que utilizar este benefício e não confirmar sua inscrição no concurso até o horário limite será impedido de participar da próxima edição do concurso. A penalidade não se aplica a casos que impossibilitem a confirmação do participante, desde que devidamente comprovadas.
7.2. As inscrições no dia do evento serão feitas das 14:30h até as 15:15h. As vagas são limitadas a 20% do total de vagas disponíveis.
7.2.1. As vagas das inscrições on line que não foram preenchidas ou que não foram confirmadas serão repassadas aos participantes que desejam se inscrever no dia do evento.
7.3. Desistências: O participante que desistir de participar deverá informar imediatamente a organização do concurso. Participantes que desistirem sem aviso prévio poderão ser impedidos de participar em concursos futuros caso essa atitude seja recorrente.
7.4. O participante deve estar 30 minutos antes no local indicado pela a organização. O participante que não estiver presente será imediatamente DESCLASSIFICADO.

8. Premiação
8.1. Será premiado o primeiro lugar da categoria.
8.2. Retirada dos Prêmios: caso o participante não se encontre no evento no momento em que for anunciada a premiação, ele deve entrar em contato com a organização do concurso para a retirada.

9. Outras informações
9.1. As regras podem sofrer alterações sem aviso prévio, visando o melhor andamento do concurso.
9.2. Casos especiais serão avaliados pela Organização e sua decisão será inquestionável.
9.3. As imagens, vídeos, entre outros materiais dos participantes e do concurso podem ser utilizados, sem ônus, em diversas formas de mídia pela organização do evento sem acarretar em compensações financeiras aos participantes.

>>>>> INSCRIÇÕES CONCURSO COSMAKER (PROPS) SHINOBI SPIRIT – CLIQUE AQUI <<<<<

::. Confira o status da sua inscrição clicando aqui.

SÁBADO – Palco Secundário

15:00h – Palestra “Cosplay: motivação pessoal”, com o Cosplayer Zuko Santos

DOMINGO – Palco secundário

15:00h – Palestra “Cosplay: ação solidária”, com o Cosplayer Zuko Santos