Por Michelle Roque

Os trailers lançados do filme “O Esquadrão Suicida” já prometiam um filme bem diferente do que foi lançado em 2016. Para quem teve certos ‘traumas’ com o primeiro filme, sem dúvidas se surpreenderá com esse de 2021. O filme não é uma sequência, não é uma continuação do seu antecessor, apesar de ter reaproveitado alguns personagens com a Arlequina, o Homem Bumerangue, Rick Flagg e a chefona Amanda Waller. Mas o que restou do filme decepcionante de 2016 parou por aí. O longa de James Gunn foi inspirado nas HQs dos anos 80.

O filme conta a história de presos mercenários que fazem um acordo com a Chefe de Segurança americana para terem suas penas reduzidas em troca de executarem serviços para o governo. A missão da vez é ir até uma ilha da América do Sul, onde houve um golpe militar, e destruir as pesquisas científicas do local que podem destruir os EUA e o Mundo por conterem material alienígena. É um clichê dos 80 dos EUA x mundo terrorista malvadão, mas com um toque surpresa no final (que se falarmos aqui é um baita spoiler).

O Esquadrão Suicida de 2021 é um filme para maiores de 18 anos e traz uma ousadia incomum para os filmes atuais de super heróis. Sangue e pedaços de corpos voando são frequentes no longa. Algumas piadas de cunho sexual e as vezes até o foco da câmera nos órgãos sexuais dos atores também (mas nada explicito nessa parte), dão o toque de leveza necessária pra um filme da DC. Alguns estavam esperando uma filmagem um pouco mais leve como em “Guardiões da Galáxia” como James Gunn fez, mas não é o caso de Esquadrão Suicida, para a nossa alegria. A DC foi certeira nessa aposta!

Em uma entrevista a Peter Safran, produtor do longa, James Gunn disse É para maiores de 18, é mais corajoso…. e a maneira que foi filmado, não é suave como Guardiões. É mais sujo, mais duro e eles trouxeram uma linguagem bem incomum. É definitivamente bem diferente”, disse.

E temos um pezinho brazuca nesse filme também! Alice Braga faz o papel da Guerrilheira Sol Soria, que tenta livrar seu povo do regime militar opressor que assumiu recentemente em Corto-Maltese, e como sempre sua atuação é maravilhosa!

O elenco é um belo destaque nesse filme, contando com Idris Elba como o Sanguinário, Steve Agee em performance de captura de movimentos e a voz de Sylvester Stallone para dar vida ao Tubarão-Rei, John Cena (Pacificador), Jai Courtney (Capitão Bumerangue), Daniela Melchior (Caça-Ratos 2), Peter Capaldi (Sábio), Viola Davis (Amanda Waller), Peter Davidson (Blackguard), Flura Borg (Dardo) e Margot Robbie como a psicopata favorita de todos, Arlequina. Para quem se perguntou qual era o suspense do personagem de Taika Watiti mantido até o lançamento, ele fez uma ponta como o Caça-Ratos original, pai de uma das protagonistas, a Caça-Ratos 2.

É um filme que realmente vale todo o investimento pra ver no cinema e ficar até o fim – até porque tem cenas pós-créditos, então fiquem até o fim!