by Michelle Roque

“Duna” é um filme baseado nos livros de Frank Herbert, sendo uma das obras mais completas de ficção cientifica. “Duna” já contou com duas adaptações anteriores em 1984 (feita por David Lynch) e uma mini série no ano 2000 (feita por Alejandro Jodorowsky) que foram bem mais obscuras que a versão agora de 2021.

Em entrevista ao jornal IndieWire, o diretor Dennis Villeneuve disse que essa versão mais ‘pop’ era justamente a ideia que ele quis seguir, e não a original do estúdio, para popularizar mais o filme entre os adolescentes como uma forma de atender o adolescente de 13 anos que vive dentro dele. E foi só sucesso!

Pelo elenco mega estrelado, vemos exatamente a proposta de ser um filme bem popularizado! Com os melhores atores da cultura pop atual, Duna conta com Timothée Chalamet como Paul Atreides, Zendaya como Chani, Rebecca Ferguson como Lady Jessica, Oscar Isaac como Leto Atreides, Jason Momoa como Duncan Idaho, Dave Bautista como Glossu Rabban, Javier Bardem como Stilgar, Josh Brolin como Gurney Halleck, Chang Chen como Dr. Wellington Yueh, entre outros. Uma das gratas surpresas do filme é justamente ver tantos bons atores no filme e entregando o seu melhor. Por isso também é uma das grandes promessas de filmes pop do ano de 2021!

A história de “Duna” se passa em um futuro distante onde o Universo é regido por um imperador espacial que comanda os planetas compostos por Casas Nobres, onde cada um tem sua função. A Casa de Atreides foi designada para substituir outra Casa na função de colheita de especiarias no planeta Arrakis. Ao iniciarem sua nova função, os Atreides recebem um ataque de inimigos que já faziam a colheita de tal especiaria (Melange), que ela acelera a mente e serve de combustível para naves espaciais, sendo extremamente valiosa. Nesse ataque, Paul Atriedes foge com sua mãe e vai de encontro com a tribo nativa do planeta Arrakis, os Fremen, em busca de vingança e para lutar contra a opressão do imperador espacial.

Assim se desenvolve o filme com a cenografia no Deserto sensacional, com efeitos especiais dos mais complexos que trazem a sensação de imersão que o filme merecia. Os efeitos de som e áudio do filme também são um show a parte que contribuem mais ainda para que o público se sinta cada vez mais imerso na história. A trilha sonora é composta pelo grande Hans Zimmer (que compôs grandes clássicos do cinema), que se revelou grande fã da franquia “Duna” e quis dar sua própria linguagem musical, como o próprio disse, compondo músicas ‘de outro mundo’.

É um filme que super vale a pena conferir nos cinemas ou na HBO Max visto que o filme será lançado na plataforma simultaneamente. A sequência ainda não foi confirmada e dependerá do sucesso que o filme alcançar segundo a Warner Bros. Então fica a dica para conferir um dos melhores filmes de ficção cientifica desse ano!