Por Michelle Roque

“King Richard: Criando Campeãs”, é o mais novo filme biográfico estrelado e produzido por Will Smith. O longa conta a história de Richard Williams, pai das duas das maiores estrelas do tênis, Venus e Serena Williams, e foi dirigido por Reinaldo Marcus Green. O filme mostra os primeiros anos de treinamento das irmãs Williams até o campeonato que mudou toda a carreira delas e mudou a vida da sua família.

King Richard foca mais na história da origem das irmãs Williams mas infelizmente peca por ser raso nos personagens, sem se aprofundar nas motivações das Atletas ou até do pai delas. Mas o interessante é que a narrativa maior, feita pelo personagem de Will Smith, é sobre a paternidade e raça. Pouco se explora o que as irmãs Williams pensam mas sim no que seu pai faz e como ele age para que elas tenhas suas crenças de merecimento sempre elevadas e acreditem em seus sonhos. Em outro aspecto se foca também na questão racial, e como Richard Williams enfrentava essas questões.

É um filme inspirador no sentido de como criar os filhos sem crenças limitantes, com altas crenças de merecimento, determinação  e planejando uma vida de sucesso. Talvez ainda faltou aquele insight especial de como as irmãs se tornaram o fenômeno mundial, visto que aqui no Brasil a maioria não acompanhou tanto a carreira delas, mas com certeza é um belo exemplo de como ir atrás dos seus sonhos, planejando, realizando e principalmente sem pensar em desistir. Sem dúvidas vale conferir e se inspirar!