Por Michelle Roque

A curiosidade e o mistério acerca de “Matrix Ressurections” foram  os grandes hypes do filme que foi lançado esse ano! O primeiro filme foi lançado em 1999 e foi revolucionário em teorias e efeitos de filmagem e câmera, algo inusitado no cinema que mais uma vez se reinventou.

Em 2003 com “Matrix Reloaded” e “Matrix Revolutions” as irmãs Wachowski trouxeram ainda mais emoção com as histórias e teorias de Matrix e a física quântica. Os fãs ficaram ansiosos por uma continuação visto que “Matrix Revolutions” deixou várias pontas soltas. Mas não havia nenhuma previsão para tal feito e assim os fãs se sentiram desapontados.

Mas para a nossaaa alegriiiaaa uma das diretoras, Lana Wachowski, retornou com a sequência e trouxe a mistura de nostalgia e teorias que tanto amamos! Depois do estúdio oferecer rios de dinheiros e as irmãs negarem filmar sequências, o que motivou Lana a filmar foi a morte dos pais. Em uma entrevista disse que se sentiu tão sozinha após a morte deles, tão triste, que foi como se a história do filme explodisse em sua cabeça e ela decidiu filmar. Talvez por isso “Matrix Ressurections” é um filme muito mais sentimental que seus antecessores.

O filme também usa e abusa do efeito retcon, de usar ganchos dos filmes anteriores para explicar as coisas no último filme, inclusive com várias cenas dos filmes passados. Quem é fã com certeza se divertirá identificando as mais variadas cenas e falas. E diferente do que vimos nos filmes anteriores, esse filme  usa muito do humor e sarcasmo, coisa que não era habitual na trilogia anterior.

Mas contando um pouquinho da história para quem pretende se ambientar, nesse filme 20 anos se passaram desde a libertação. Neo já está envelhecido e volta a viver na Matrix, assim como Trinity. Sim, depois de tanto lutarem por libertação, os dois continuaram na Matrix. Mas o desenvolvimento da história é justamente a libertação novamente de Neo e de Trinity, que agora lutam para enxergarem que há vida fora da Matrix.

Nem precisamos falar muito da interpretação do mestre Keanu Reeves e da maravilhosa Carrie Anne Moss, que deram um show de química, o que já traziam dos filmes anteriores e que nesse filme foi ainda mais focado, visto que houve mais destaque para o lado sentimental. A atuação também se destaca de Yahya Abdul-Mateen II, como o novo Morpheus, Neil Patrick Harris (sempre maravilhoso), Jonathan Groff, que trouxe toda a expressão do agente Smith novamente e Jessica Henwick, como Bugs.

E temos inovação cinematográfica sim senhor também! Mais uma vez Lana Wachowski se reinventa com efeitos de filmagem, câmera e fotografia que estão maravilhosas!

Se é um filme que vale conferir? Sim! Se você vai entender se não viu os filmes anteriores? Provavelmente terá um bom desafio para entender. Então se você não viu a trilogia anterior, corre pra ver e assim terá uma experiência muito melhor com “Matrix Ressurections”!