Por Michelle Roque

Um dos filmes mais esperados dos últimos dois anos finalmente terá sua estreia essa semana e já adiantamos: ele até supera as expectativas de suas prévias!

O diretor e produtor Matt Reeve (“Planeta dos Macacos”) cria um dos ambientes mais sombrios da grande Gotham, trazendo o lado mais obscuro do Homem Morcego. Com um lado mais suspense policial, nesse filme Batman faz uma espécie de dupla com o chefe Gordon, mas faz com que o Morcegão seja o que desvenda os crimes para a Polícia de Gotham, dessa vez para desvendar o mega quebra-cabeça de crimes atrás do vilão Charada (Paul Dano), que leva a passos e revelações surpreendentes na história de vida de Bruce Wayne.

Mas muito mais que apenas um vilão central, o filme traz outros velhos conhecidos do Homem Morcego, como o Pinguim (Colin Farrell com uma maquiagem surpreendente) e a Mulher Gato Selina (Zöe Kravitz), que com seus encantos tenta seduzir Batman enquanto ajuda a desvendar os mistérios do Charada. Outros nomes abrilhantam ainda mais a trama, como Andy Serkis como Alfred, que mesmo com poucas cenas mostra todo seu brilhantismo na atuação, Jeffrey Wright como o Comissário Gordon, Peter Sarsdaard como Gil Colson, John Turturro como Carmine Falconi, entre outros. E sim! Barry Keoghan também aparece!

O filme traz uma ambientação de fotografia quase todo em luz azul, com pouca luz e poucas cenas filmadas durante o dia, como é de praxe em filmes do Batman, com os cenários clássicos de Gotham mas que trazem mais ainda a ambientação sombria do filme.

Sobre como está Robert Pattinson no papel de Batman, isso dividirá opiniões, mas sem dúvidas ele passou toda a melancolia de um órfão que perdeu os pais e que redescobre a própria história. E nesse papel do morcego mascarado é essencial uma das melhores características do ator, que apenas um olhar o espectador já consegue perceber o que ele quer passar.

Para quem vai conferir no cinema, se prepare para não perder 1 segundo, pois o filme é um dos mais longos lançados nos últimos tempos, são 3 horas que prendem o público do começo ao fim e que vale muito a pena conferir!  Fiquem até o fim, pois há cenas pós-créditos!