Por Michelle Roque 

Seguindo o sucesso do primeiro filme, “Turma da Mônica – Lições” traz para o expectador uma história mais madura da turminha e recheada de personagens legais!

Na história, Mônica, Cascão, Cebolinha e Magali, que desde pequenos aprontavam aventuras juntos, dessa vez foram separados após mais uma traquinagem. Mônica se muda de escola e a turminha sofre muito com essa separação. Seus pais os proíbem de se verem também, imaginando que só quando estão juntos é que aprontam. Essa mudança toda são para os 4 personagens, onde Cebolinha vai pra Fonoaudióloga, Cascão começa aulas de Natação e Magali entra em aulas de culinária, com todos enfrentando seus medos e receios mais profundos.

O filme traz os personagens um pouco mais amadurecidos que no filme anterior, quase adolescentes, e a trama acompanha a evolução deles, trazendo leveza e um olhar mais profundo sobre os sentimentos expostos pelos personagens.

Diferentemente do primeiro filme, neste aparecem muito mais personagens das histórias da Turma da Mônica, como Marina, Franjinha, Milena,  Nimbus, Do Contra, Tina, Rolo, entre outros, deixando tudo mais divertido para o público identificar os personagens conforme são inseridos na história. Maurício de Souza e sua filha Mônica (a da vida real) também fazem uma pontinha no filme, abrilhantando mais ainda o elenco. A adaptação seguiu o roteiro da HQ escrita por Victor Cafaggi e Lu Cafaggi, e valeu a espera ocasionada pelos atrasos nas gravações em virtude da pandemia.

É uma história madura, que mexe com profundas emoções, sensível e que consegue cativar mais ainda o público que o filme anterior, nos trazendo essa grata surpresa. Vale a pena conferir e ficar até ao finalzinho pois tem cenas pós-créditos!