“Então é Natal~

E o que você fez???”

A gente foi trabalhar, por que no Japão o pessoal não para! D:

Olá pessoas lindas e maravilhosas, como vocês pediram na enquete do instagram, hoje vamos conversar um pouco sobre como é o Natal aqui no Japão! Ou melhor, como não é.

Se você passou o mês inteiro no Brasil discutindo sobre se deveria ter uva passa no arroz ou se é aceitável ter maçã na maionese, se deveria ser panetone ou choconote, aqui no Japão não tem nada disso. Muito menos o famoso “pavê ou pacumê?” (tiozões de plantão choram).

No Japão o cristianismo não é a religião principal, então para a maioria dos japoneses essa data do nascimento de Cristo não tem esse significado, mas com a influência internacional, o Natal acabou virando uma data para se reunir com amigos, os namoridxs e os crush pra trocar presentinhos, ver iluminação de natal, comer frango frito do KFC e bolo de morango.

Sim, a ceia de natal aqui é frango frito, não é zuera.

Como no final do ano aqui as férias são só do dia 29 de Dezembro à 6 de Janeiro (ou algo por volta disso), é normal o pessoal ir trabalhar, ter aula, e até ter prova nos dias 24 e 25 de Dezembro.

Por isso, ninguém tem tempo de fazer aquela ceia maravilhosa com o peru desabe Deus quanto quilos e todas as comidas possíveis e imagináveis com uva passa. Assim, os mercados, shoppings e lojas de conveniência disponibilizam um “Menu de Natal”, que você encomenda desde frango frito, bolos de morango e chá verde, kits de sushis e outras opções.

Além disso, muitas pessoas não passam o Natal com suas famílias, já que ainda não é férias e fica complicado voltar para casa, caso você more em uma cidade diferente da sua família, o que aparenta ser comum aqui (ao menos entre os universitários).

Então pra muitas pessoas o Natal vira quase que um “Dia dos Namorados”, onde curiosamente existe sim um termo em japonês pra descrever os Forever Alones do Natal, que é Kuribocchi (Kuri de kurisumasu, “Natal” em japonês; bocchi de hitoribocchi, “sozinho” ou “solitário” em japonês). Sim, a zuera rola solta até do outro lado do mundo.

Então você que já viu nos animes como que funciona o Natal aqui, do pessoal da sala se reunir no karaokê e cada um leva um presentinho pequeno pra trocar, ou a galera que vai comprar frango frito na loja de conveniência (conhecida como kombini) e vira a noite nos MMO, sim, é assim mesmo. Isso quando o pessoal não vira o dia e noite trabalhando no escritório.

Eu sei, parece triste, mas é porque a cultura é completamente diferente. Sim, estou sentindo muita falta do Papai Noel, da troca de presentes e ceia em família. Sentimos falta do calor e da praia, mas ao mesmo tempo está sendo muito interessante e divertido passar esse Natal de forma completamente diferente do que eu estava acostumada!

Porém, algo que se tornou muito famoso são as Iluminações de Natal, ou Iluminações de Inverno. Em shoppings, praças, parques e estações de trem, durante o inverno inteiro, as famosas luzinhas de Natal ganham proporções épicas! Desde decorações que parecem flores de cerejeiras, até decorações que são inspiradas nos contos de fadas, criando um ar mágico (na real, é a única coisa que realmente tem o “ar de Natal” que a gente está acostumado no Brasil)! Mas não ache que é em qualquer lugar que tem, pois a maioria das casas e prédios não tem absolutamente nada iluminação.

Outra coisa muito diferente é o clima nas lojas e shoppings. Durante o dia 24, no Brasil, os shoppings viram a terra de caos e sem lei, é a corrida dos desesperados do “pqp, esqueci o presente do amigo secreto! RUN!”. Aqui no Japão, de fato, o shopping estava um pouquinho mais cheio, mas eram mais pais levando seus filhos pra passear. Também fiz algumas compras ao longo do mês de Dezembro aqui, e em momento algum perguntaram “é pra embrulhar pra presente?”, só fizeram essa no dia 24 mesmo, indicando que provavelmente o pessoal deixa pra comprar os presentes na véspera mesmo.

Mais um curiosidade, aqui os correios funcionam, e muito bem! Quando notamos que não tínhamos presentes decentes, literalmente na noite do 24 pedimos um kigurumi (como se fosse um macacão de bichinhos) de pinguim pela Amazon e olha, chegou dia 25 no meio do dia mesmo com um aviso “Esse item chegará depois do Natal”. Gente, compra pela internet aqui é maravilhoso! Mas vamos deixar esse tema pra outro texto, que vale a pena de tão lindo que é <3.

Em resumo, o Natal no Japão tem um significado e sensação completamente diferentes do Brasil. Confesso que ainda estou estranhando, mas é divertido conhecer mais do Japão e ver como diferentes povos lidam com datas comemorativas de maneiras completamente diferentes.

Mesmo que o Natal já tenha passado, desejo pra vocês ótimas festas de final de ano, com muita alegria, paz, amor, sem tios chatos perguntando sobre “cadê xs namoradinxs?” e muita uva passa se você gosta delas, e nenhuma uva passa se você passa meia hora só pra tirar elas do arroz.

Feliz Natal e Ótimo Ano Novo seus maravilindos <3