Imagine uma academia onde tudo está bem distante das modernas salas de musculação cheias de aparelhos que estão surgindo por aí.
Levantar marretas, arremessar machados, atirar com arco e flecha, pendurar-se, saltar, rolar, deitar no chão e correr descalço são apenas alguns exemplos do que o modelo de treino do Ancestral Training Center oferece aos alunos.

Em um ambiente agradavelmente temático e com equipamentos pouco tradicionais, os treinos são focados em exercícios que desenvolvem a força, resistência, flexibilidade, mobilidade, condicionamento e precisão.

O Ancestral Training Center traz uma metodologia inédita em Curitiba que tem como principal objetivo resgatar as capacidades físicas naturais do ser humano e desenvolver nos praticantes o prazer pela prática do exercício. A metodologia está fundamentada sobre três pilares: o treinamento funcional, o treinamento de precisão e o Primal Training.
Sobre os três pilares que fundamentam a metodologia Ancestral, o professor e proprietário George Nogueira explica:

“O treinamento funcional é aquele que desenvolve no indivíduo a capacidade de realizar as atividades do dia a dia, prevenindo dores, lesões e proporcionando maior independência na realização das suas tarefas.

Os fundamentos dos exercícios são bastante parecidos com os do Cross Training, que é mais conhecido hoje, porém, no Ancestral, os pesos e equipamentos são diferentes dos tradicionais e a mescla com os exercícios de precisão e de Primal Training, torna
o treino ainda mais dinâmico e divertido.

No treinamento de precisão o aluno desenvolve sua capacidade de foco e concentração ao tentar acertar repetidas vezes os alvos com arco e flecha ou arremesso de machados.

Quando essa prática é feita em conjunto com o treino de alta intensidade, o indivíduo precisa de concentração, controle respiratório e motor para adequar o tiro e obter bons resultados. Sendo assim, quanto mais condicionamento o praticante for adquirindo, maior será o seu aproveitamento nas atividades de precisão. O treino de precisão além de ser um excelente exercício, é bastante divertido e estimulante.

Já o Primal Training é uma modalidade feita apenas com o peso do próprio corpo. As práticas são feitas com os pés descalços, os movimentos são suaves e fluidos e boa parte dos exercícios proporciona um contato bem próximo com o solo. Consciência corporal, flexibilidade e controle da respiração são as capacidades mais desenvolvidas nessa prática.”