Por Michelle Roque

“Eternos” chega como uma das grandes promessas desse ano, principalmente pela continuação pós-Vingadores e a luta pelas Joias do Infinito. Mas se engana quem acha que o filme terá essa temática.

Dirigido por Chloe Zao, a diretora vencedora do Oscar por “Nomanland”, o filme “Eternos” traz uma cenografia incrível e efeitos especiais dignos das melhores exibições. O filme conta a histórias de seres imortais que são enviados à Terra com a missão de proteger os humanos dos ataques dos Deviantes, seres alienígenas que matam todos os humanos possíveis. E eles protegem por mais de 7000 anos, até que nos tempos atuais os Deviantes voltam a atacar o planeta e agora parecem mais desenvolvidos ainda.

Esse seria o básico esperado de um filme de super herói, mocinhos x vilões, mas a Marvel saiu dessa fórmula que garantiu seu sucesso por anos. E para a nossa alegria, foi melhor que o esperado.

Para que toda a história fizesse sentido e dessem a explicação das razões dos Eternos ficarem silentes durante a Guerra Infinita, a história do longa teve que se estender um pouco mais. Isso infelizmente comprometeu alguns personagens, que mereciam maior destaque, como por exemplo Gilgamesh (Ma Dong-seok) e Ajak (Salma Hayek). Mas já foi uma ótima surpresa ver a Marvel saindo do ‘feijão com arroz’ para explorar novos rumos de história onde nem todos são vilões x mocinhos salvadores da Terra. O filme também difere um pouco da história das HQs de 1976, como por exemplo na origem dos Deviantes, na HQ eles derivariam dos primatas e no filme são alienígenas vindos das mesma fonte criadora dos Eternos.

A narrativa do filme é um pouco mais parada no começo para os ‘padrões Marvel’ de filmes, trazendo até certa impaciência pela falta de desenvolvimento mais intenso. Mas tudo vai se explicando e o clímax do filme fica para o final.

O filme também entrega efeitos visuais sensacionais e pra quem curte história Mundial, faz uma ótima ambientação das Eras antigas e das mais atuais, fazendo o espectador ter uma ótima sensação de imersão no filme.

Outro destaque obviamente é para o elenco megatalentoso, estrelado e diversificado (muito mais que em qualquer outro filme da Marvel), com nomes como Salma Hayek, Angelina Jolie, Kit Harington, Gemma Chan, Richard Madden, Brian Tyree Henry e a surpresinha final, Harry Styles. Falando em surpresinha final, o filme tem duas cenas pós-créditos, uma já no começo e outra só no final, então já vá preparado para ficar até o fim do filme mesmo!

Ao que tudo indica teremos uma continuação, afinal o filme deixou várias pontas soltas e gatilhos de continuação. Durante uma entrevista para o The Toronto Sun, o produtor Nate Moore revelou que a Marvel Studios pode até desenvolver sequências para o longa, mas não é uma questão de prioridade. Disse ele:

“Uma sequências não é algo obrigatório. Obviamente, temos ideias de onde podemos ir, mas não existe uma regra rígida e imediata nos obrigando a desenvolver uma trilogia. Acho que as Joias do Infinito caíram em nosso colo e realmente ajudaram a conectar as coisas de maneiras que pareciam inesperadas e valiosas. ‘Eternos‘ funciona por si só, sem a necessidade de ligações. Você pode assistir ao filme e pronto.”

Então fica a dica de que um dos filmes mais esperados desse ano realmente vale a pena conferir nos cinemas e ter toda a experiência que um filme de super-herói da Marvel proporciona!