Jogos se tornam tão imersivos e realistas a ponto de prever suposto final de copa do mundo.

 

No dia 19 de julho celebramos no Brasil o dia do futebol. O futebol é um esporte tão intrínseco na cultura brasileira que acabamos adotando diversas expressões de dentro do campo em nosso dia a dia, como ‘’pisar na bola’’, ‘’45 do segundo tempo’’, entre outras. Esse esporte também, há algumas décadas, vem marcando presença em um ambiente que ganha cada vez mais força: os videogames.

Atualmente as pessoas jogam no conforto de suas próprias casas os famosos ‘’Fifa’’ e ‘’Pro Evolution Soccer’’ e as imagens se assemelham tanto a vida real nos consoles modernos que provavelmente a maioria nunca parou para pensar em como tudo isso começou.

Vamos viajar um pouco no tempo?

O primeiro jogo de futebol para videogames nasceu lá em 1973, criado pela empresa japonesa Taito, e se chamava ‘’Soccer’’. Seu programador, Tomohiro Nishikado, criou no ano anterior o “Elepong”, o primeiro Arcade japonês. ‘‘Soccer’’ era bastante limitado se comparado aos jogos atuais, pois era possível controlar somente um jogador de cada lado (os ‘’jogadores’’ eram bastões verticais). Existia um atacante e um goleiro, e a bola era tocada em cima de uma superfície verde. Quem marcasse nove gols primeiro vencia. O jogo foi criado para Arcade, conhecido no Brasil como o famoso fliperama.

Feita essa retrospectiva de como tudo começou, vamos agora navegar pela evolução desses jogos até a atualidade.

O ano era 1982 e foi justamente nos anos 80 que os jogos de futebol explodiram. O grande destaque da década certamente foi o ‘’Atari Soccer’’, que algum tempo depois se transformou no sucesso chamado ‘’Pele’s Soccer’’. O game trazia a perspectiva e os movimentos das pernas ao correr, o que foi uma grande inovação na época.

Já os anos 90 foram uma época de transição. ‘’Super Siderkicks’’, de 1992, foi uma tentativa de revolução no mundo dos games de futebol. Era um jogo que trazia cores vibrantes, tinha efeitos sonoros exagerados, uma liberdade para movimentos mais intuitivos e uma estética mais descontraída. O jogo em si era bastante ‘’exagerado’, mas esse exagero todo foi o que provavelmente acabou conquistando os fãs. Em 1995 surge o ‘’International Superstar Soccer’’ e há quem arrisque dizer que o mundo dos games de futebol foi marcado pelo antes e o depois do ‘’ International Superstar Soccer’’. Esse game trazia uma jogabilidade de alta qualidade e gráficos mais detalhados. Era uma perspectiva revolucionária. No ano seguinte, 1996, ganhamos o ‘’Fifa 96’’ e é nesse período que acontece o grande boom no mundo do futebol virtual. O game foi muito bem recebido pelo público e trazia gráficos e uma jogabilidade muito mais próximos da realidade, com a possibilidade até de se realizar treinos. Ele foi o primeiro a utilizar os nomes originais dos jogadores em atividade.

Enfim, ascendemos a era do início de uma rixa que está longe de acabar. Foi nos anos 2000 que a grande rivalidade ‘’FIFA’’ x ‘’PES’’ nasceu, com o lançamento de “Winning Eleven”.  O jogo era moderno, gostoso de jogar, bem intuitivo e muito dinâmico. Podemos afirmar, inclusive, que o jogo ia longe na criatividade: os jogadores até comemoravam os gols! E com a concorrência surgiu a necessidade de inovação. Como seria trazer as famosas ‘’peladas’’ de rua para as telinhas? Foi exatamente isso que a EA fez em 2005 com ‘’Fifa Street’’. Com seleções, jogadores e os clubes mais famosos, o jogo foi um grande acerto da franquia. Um design moderno, campos impressionantemente realistas e dribles desconcertantes agora estavam em um só jogo. ‘’Fifa Street’’ é até hoje aclamado por fãs e pela crítica, tanto que continua lançando sequências. Em 2007 foi lançado ‘’PES 6’’, considerado por muitos especialistas da área como o melhor game de futebol já produzido. O jogo marcou o nascimento de uma geração, com jogadores cada vez mais realistas, nomes de ligas, estádios, jogadores licenciados e a possibilidade de se jogar em rede.

Avançando um pouco no tempo, chegamos em 2012, onde o duelo entre ‘’PES’’ e ‘’FIFA’’ nunca foi tão quente. Temos o lançamento do ‘’Pro Evolution Soccer 2012’’ e no ano seguinte, o lançamento de ‘’PES 2013’’. O mundo dos games parou para deslumbrar uma revolução que estava em ascensão. Realismo extremo, dinamismo, músicas exclusivas, campeonatos licenciados e uma novidade para nós, latinos: a Copa Libertadores da América estava disponível ali na tela da nossa televisão! A jogabilidade do game deixou até mesmo os críticos sem palavras. O mundo estava certo de que o mais moderno jogo de futebol havia sido criado. Essa certeza mudou 5 dias depois. A EA não deixou barato e o ‘’FIFA 13’’ vinha carregado de novidades. O jogo tinha uma dificuldade jamais vista e uma estética que, na época, era considerada a melhor já vista. Foi inserida a opção de criar jogadas mais complexas para executar faltas, atacantes mais inteligentes e perigosos,  além de uma maior liberdade dos cursores em relação à bola. Ele é considerado por muitos amantes do ‘’FIFA’’ o melhor game de toda a franquia. Depois disso os jogos tiveram poucas alterações que marcassem tanto como naquele ano.

Apesar de poucas alterações, quem é fã mesmo de games de futebol sabe que, ao final de cada ano, uma nova surpresa está por vir. Qual jogo trará a melhor atualização: ‘’FIFA’’ ou ‘’PES’’? Os jogos modernos têm investido cada vez mais em qualidade e realidade. As últimas atualizações permitem o player escolher se quer disputar uma competição com um time completo ou com apenas um jogador, desde a categoria de base até a aposentadoria, ou ainda se quer se tornar o maior técnico do mundo. É impressionante como os jogos de videogames estão cada vez mais imersivos e, com isso, podemos viver ‘’dentro’’ desse mundo com tanta facilidade. Transferências, rivalidades, crises… quase tudo o que há no futebol moderno está presente hoje nos videogames.

Chegamos ao momento atual, Copa do Mundo 2022. Como já é de costume da EA Sports, o ‘’Fifa 23’’ simulou a fase de grupos e as eliminatórias do torneio e “previu” quem será o grande campeão. Para a simulação, o ‘’FIFA 23’’ usou a tecnologia HyperMotion 2 e as classificações dedicadas da FIFA World Cup 2022 nos modos FIFA World Cup 2022 Jogo Rápido e Torneio para simular todas as 64 partidas.
Será que vem o tão aguardado hexa?
Seja qual for a previsão da EA, esperamos que o Brasil seja campeão! Afinal, faz 20 anos desde que a seleção canarinho ergueu a taça pela última vez, já passou da hora, não é?

Venha assistir os jogos do Brasil no Shinobis!

Mais informações: @ShinobisCwb